Totvs
Relações com Investidores

Conselho Fiscal

#

De acordo com a Lei nº 6404/76 (“Lei das S.A.”), o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e da auditoria externa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras da Companhia, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da TOTVS é de funcionamento não permanente, podendo ser instalado em qualquer exercício social caso haja requisição por parte de acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações ordinárias, nos termos da Instrução CVM nº 324/00.

Na Assembleia Geral Ordinária realizada em 20 de abril de 2021 foi solicitada a instalação do Conselho Fiscal da Companhia e foram eleitos três membros titulares e três respectivos suplentes para mandatos de 1 (um) ano, a se encerrar na Assembleia Geral Ordinária de 2022.

Membros Data de eleição Suplentes Data de eleição
Fernando Heitor Batista Vaccari 20/04/2021 Tiago Curi Isaac 20/04/2021
Luiz Carlos Nannini 20/04/2021 Sergio Citeroni 20/04/2021
Luiz Gotardo Furlan 20/04/2021 Mônica Hojaij Carvalho 20/04/2021
Fernando Heitor Batista Vaccari

O Sr. Fernando Heitor B. Vaccari é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-graduação em finanças e gestão pelo Insper. Atualmente, é CFO da Mar Capital, Diretor de compliance da Mar Gestão de Recursos, Conselheiro da GJP Hotéis e membro do Conselho Consultivo da Afesu. Entre 2010 a 2018, atuou como membro do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da CVC Brasil. Anteriormente, teve passagens como head de planejamento da TOTVS, gerente executivo da LC-EH e CFO da GJP Hotéis e da GJP Participações.

Luiz Carlos Nannini

O Sr. Luiz Carlos Nannini é formado em Ciências Contábeis, com diversos cursos de especialização no Brasil e exterior, inclusive um de liderança em Harvard. Atualmente, é membro do Comitê de Auditoria de diferentes empresas, como Banco Santander e Controladas e Grupo Eletrobrás. Com mais de 30 anos de experiência na condução de trabalhos de auditoria independente e due dilligence, atuou, até dezembro de 2019, como presidente dos Conselhos Fiscais da Comgás, Cosan S/A e da Cosan Logística. Anteriormente, por 32 anos, atuou como sócio da Ernst & Young, trabalhando em projetos de auditoria independente em grandes empresas dos setores financeiro, industrial, serviços e varejo, bem como bancos e fundos de investimento.

 

Luiz Gotardo Furlan

O Sr. Luiz Gotardo Furlan é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com MBAs na London Business School e Columbia University. Possui, ainda, cursos e certificados de sistemas e mercado financeiro, como CEA e Power BI. Atualmente, é CFO da Trinus Co. De 2017 a 2021, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Necton, onde também atuou como sócio desde 2009, com foco nas áreas de wealth management, home broker, marketing e administração de fundos. Anteriormente, também trabalhou na Bain & Company e Maersk Line.

Tiago Curi Isaac

O Sr. Tiago Curi Isaac é formado em Administração pela Faculdade Trevisan, com cursos de especialização em estratégia competitiva e em Conselho de Administração. Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Banco BANESE, DGH Foods e BBM Logística. É também professor no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. De 2018 a 2019, fez parte do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA e conselheiro consultivo da Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity – ABVCAP. Na última década, foi o responsável pela área de mercado de capitais da B3, onde liderou as áreas de empresas listadas, IPOs e bancos de investimento e coordenou a aprovação das regras do atual regulamento em vigor do Novo Mercado. Anteriormente teve passagens como executivo da área de Estratégia e M&A da Bunge, além de ter sido consultor da Deloitte.

Sergio Citeroni

O Sr. Sergio Citeroni é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui também passagem no programa Leadership Development Program da Harvard University. Atualmente, é membro de comitês de auditoria e conselhos fiscais de diversas companhias, como CVC (Novo Mercado), Cia do Governo do Estado de São Paulo (CPSEC), Banco da Amazônia (BASA) e Cia Brasileira de Alumínio (CBA). É também professor na FGV e FIPECAFI, em cursos de finanças, auditoria e governança. Anteriormente, de 1995 a 2018, atuou como sócio de auditoria na Ernst & Young Auditores Independentes S/S, onde colaborou com diversas funções de direção e técnica, participando de diferentes projetos envolvendo grandes clientes nacionais e internacionais e diversos comitês executivos.

Mônica Hojaij Carvalho

A Sra. Mônica Hojaij Carvalho é formada em Administração de Empresas na FEA/USP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM. É também coautora e docente de curso no Insper. Com dupla-certificação pelo IBGC, tem um assento no Conselho Consultivo do Grupo Omni desde maio de 2018 e, desde 2013, atua como sócia diretora na Condere, com foco nas áreas de estratégia e M&A. Também ocupou a posição de membro suplente do Conselho Fiscal das seguintes companhias de capital aberto: BRF, Sonae Sierra, Mahle Metal Leve, SLC Agrícola, Lojas Americanas e Tegma Logística. Com mais de 20 anos de experiência profissional, possui histórico ocupando posição de diretora estatutária em empresas de médio e grande portes de diferentes setores, como agronegócio (Grupo Louis Dreyfus, Bertin), telecomunicações e tecnologia (BellSouth Intl, Datasul, Bematech, CSU) e linha branca (Whirlpool).