TOTVS

Relações com Investidores

Conselho de Administração

Conselheiros

Nome Data de Nascimento Posição Eleição
Laércio José de Lucena Cosentino 11/08/1960 Presidente do Conselho 27/04/2020

O Sr. Laércio Cosentino é fundador e presidente do Conselho de Administração da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil. Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sua carreira e história consolidaram-se no setor de TI, especialmente com a fundação da TOTVS em 1983. A empresa é líder absoluta no Brasil e presente em 41 países. Laércio Cosentino é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), membro do Conselho Consultivo da Cristália, presidente do Conselho da Mendelics, conselheiro da Brain4care, dentre outras atividades. Principais Contribuições para a Companhia: Empreendedorismo; Estratégia de Capital Humano em Tecnologia; Visão Inovadora em Tecnologia; e empresário referência no setor de Tecnologia e no Brasil.

Maria Letícia de Freitas Costa 27/03/1960 Vice-Presidente do Conselho e Membro Independente 27/04/2020

A Sra. Letícia é formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pela Samuel Curtis Johnson School of Management de Cornell University. Atualmente, é sócia na Prada Assessoria Empresarial e Conselheira da Localiza S.A., Mapfre, e Embraer. É também Coordenadora do Comitê de Estratégia da Votorantim Cimentos. A Sra. Letícia trabalhou no Insper, entre 2010 a 2015. De 2001 a 2010, a Sra. Letícia atuou como Presidente das operações da Booz Allen Hamilton (hoje Strategy&). Atuou também como Conselheira da Sadia, Gafisa, Technip, e Marcopolo, além de ter sido Membro de Comitê do Conselho na Votorantim Industrial, Votorantim Metais, CBA e Bematech. Principais Contribuições para a Companhia: Planejamento Estratégico; Gestão; e Visão de Negócios.

Eduardo Mazzilli de Vassimon 07/10/1958 Membro Independente 27/04/2020

O Sr. Eduardo é formado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo – USP e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, ambas concluídas em 1980, e pósgraduado pela EAESP/FGV e pela École dês Hautes Études Commerciales – França, ambas em 1982. Desde abril de 2019, é Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S/A e desde 2015, é membro do Conselho de Administração da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. Foi Presidente do Itaú BBA e Diretor Geral da Área de Atacado do Itaú-Unibanco de 2016 a 2018; Vice-Presidente Executivo, CFO e CRO – Itaú Unibanco S.A. de 2015 a 2016; Vice-Presidente Executivo e CRO – Itaú Unibanco S.A. de 2013 a 2015; Membro do Conselho de Administração – Banco Itaú BBA S.A. de 2003 a 2015; Conselheiro do Santos Futebol Clube de 2009 a 2013; Sócio-gestor do Fundo Pitanga (“venture capital”) de 2011 a 2013; e Vice-Presidente da Fundação Bienal de São Paulo de 2009 a 2013. Principais Contribuições para a Companhia: Gestão de Negócios; Mercado de Capitais; e Governança Corporativa.

Gilberto Mifano 11/11/1949 Membro Independente 27/04/2020

O Sr. Gilberto Mifano é formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1972). Atualmente, além de Conselheiro Independente e membro dos comitês de Auditoria e Governança da TOTVS S.A., o Sr. Gilberto é Conselheiro Independente e coordenador do Comitê de Auditoria da Cielo S.A., Conselheiro Independente e membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e Finanças da Natura S.A., Conselheiro Independente da Construtora Pacaembu S.A, Conselheiro Consultivo da Pragma Gestão de Patrimônio Ltda, Conselheiro Deliberativo da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Conselheiro Fiscal do Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável e Conselheiro Fical do CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Anteriormente, entre 2014 e 2019, foi Conselheiro de Administração Independente da Ambar S/A. até 2017, Conselheiro Independente da Baterias Moura S/A até 2014; e Conselheiro Fiscal do Instituto Natura, até 2017 e Membro Independente do Comitê de Sustentabilidade e Governança do Banco Santander Brasil S/A até 2016. Principais Contribuições para a Companhia: Governança Corporativa; Finanças Corporativas; e Gestão de Negócios.

Guilherme Stocco Filho 01/07/1974 Membro Independente 27/04/2020

O Sr. Stocco possui grande experiência na criação de negócios digitais e transformação empresarial com mais de 20 anos de experiência. Responsável por projetos bem-sucedidos no Banco Digital (Banco Original), Venture Capital (Domo Invest), Mobile e E-commerce (Buscapé), Plataformas de Internet (Microsoft) e Publicidade (TeRespondo). Atualmente, membro do Conselho de Administração da TOTVS, do Banco Original e do Grupo Soma. Palestrante em Tendências e Inovação, com mais de 120 palestras no Brasil, LATAM, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca e Reino Unido. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP em 1997, com MBA em Gestão no Insper em 2010; pós-graduação em Gestão de Marketing pela FAAP em 2007 e certificado de Marketing na Berkeley, Universidade da Califórnia, em 1996. Principais Contribuições para a Companhia: Gestão de Negócios Digitais; Visão Inovadora em Tecnologia; e Empreendedorismo.

Mauro Gentile Rodrigues da Cunha 06/11/1971 Membro Independente 27/04/2020

O Sr. Mauro Rodrigues da Cunha é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com MBA pela Universidade de Chicago. Possui mais de 25 anos de experiência em mercado de capitais e governança corporativa. Atuou de 2012 a 2019 como Presidente da AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais. Antes disso, atuou em diversas gestoras de recursos e instituições financeiras, incluindo Mauá Investimentos, Franklin Templeton (Brasil), Bradesco Templeton, Investidor Profissional, dentre outras. Foi ainda Presidente do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Hoje atua ainda como membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras, membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da brMalls Participações, e membro do Conselho de Administração da Klabin. Principais Contribuições para a Companhia: Mercado de Capitais; Governança Corporativa; e Finanças Corporativas.

Sylvia de Souza Leão Wanderley 09/03/1962 Membro Independente 27/04/2020

A Sra. Sylvia Leão atuou por mais de 30 anos no mercado de Varejo, com passagem pelo Walmart Brasil, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, onde ocupou posições de Vice-Presidente nas áreas de Marketing, Comercial, Operações e Recursos Humanos. Também atuou como Vice-Presidente de Marketing e Inovação na BRF. Atualmente é Membro do Conselho de Administração da Sodimac Brasil, empresa do Grupo Falabella, da Mendelics e do Grupo Baumgart. Lidera o Comitê de Pessoas e é membro do Comitê de Estratégia na Raiadrogasil. Graduada em Comunicação Social, com MBA Executivo em Administração no COPPEAD- UFRJ e cursos de especialização no MIT – Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management e Fundação Dom Cabral. Principais Contribuições para a Companhia: Planejamento Estratégico; Gestão de Pessoas; e Marketing.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da TOTVS responsável pela formulação e monitoramento da implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da TOTVS. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da TOTVS, o Conselho de Administração deve ter no mínimo 5 e no máximo 9 membros. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas, com mandato unificado de dois exercícios anuais, sendo o exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento por acionistas da TOTVS reunidos em Assembleia Geral. De acordo com as regras do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembleia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios que tenham conflito de interesses com a TOTVS.

Última atualização em 14 de novembro de 2020
Fechar