Medalhistas olímpicos Bruno Fratus, Mayra Aguiar e Rebeca Andrade debatem resiliência, disciplina e determinação
Durante o TOTVS Trends os atletas falaram sobre os paralelos entre suas rotinas e a vida nas empresas
A rotina intensa de atletas de alta performance não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros, porém existem pontos em comum entre a rotina de medalhistas olímpicos e de profissionais em diferentes perfis de empresas. Esse foi o tema central do debate entre o nadador Bruno Fratus, a judoca Mayra Aguiar e a ginasta Rebeca Andrade, campeões nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no painel de encerramento do TOTVS Trends, evento virtual promovido pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil. O bate-papo foi mediado pela jornalista Millena Machado e pode ser conferido no link: https://bityli.com/EYGKz
“Assim como para as empresas, a constância na vida dos atletas também é muito importante. Também acredito bastante em liderança baseada no exemplo. Mais do que cultuar um ídolo, vale buscar referências que sirvam de inspiração para o desenvolvimento”, disse Bruno Fratus, bronze nos 50m livre, a prova mais rápida da natação.
Rebeca Andrade, ouro no salto e prata no individual geral de ginástica artística, completou este pensamento. “Acho que quando a gente tem comprometimento e um objetivo, isso faz com que a gente tenha também mais gana de alcançar nossos sonhos. A medalha é uma consequência de todo o meu esforço, de todo o trabalho. A gente tem que realmente se comprometer, acordar cedo, treinar, e não simplesmente fazer por fazer. Quando você tem um objetivo e sabe aonde quer chegar, você sabe o que precisa fazer”, disse.
A forma de lidar com as frustrações e adversidades que aparecem durante o caminho também é algo importantíssimo na vida de qualquer profissional de qualidade. Para Mayra Aguiar, bronze no judô, a chave é transformar uma dificuldade em incentivo. “Todos esses problemas que chegam para mim me fortalecem muito. Eu cresço muito a partir das adversidades. Claro que as situações me abalam, mas não deixo aquilo permanecer em mim. Então, eu procuro transformar todas as dificuldades em algo positivo que me faça crescer”, revelou.
Mas não é apenas na adversidade que podemos aprender algo. Mesmo já performando no nosso melhor, a sede de vencer e continuar no topo é algo que deve ser alimentado não apenas na vida do atleta, mas também na cultura de uma empresa. Mayra, que ganhou medalhas nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos, acredita exatamente nisso. “A constância que venho alcançando vem justamente de nunca estar satisfeita. Por mais que eu esteja feliz, nunca estou satisfeita. Mesmo quando saio de uma competição campeã, eu vejo meus erros, vejo em que eu poderia ter melhorado e aplico isso no meu dia a dia. Sempre procuro colocar objetivos na minha vida e segui-los com muita força e determinação”, contou.
O TOTVS Trends aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto, apresentando as principais novidades do portfólio da TOTVS para apoiar 12 segmentos da economia, além de abordar inovações e tendências do mercado tech e promover discussões que mostraram como e quais soluções tecnológicas podem ajudar as empresas a aumentar a produtividade e incrementar seus negócios.
O conteúdo dos 35 painéis está disponível por tempo limitado no link: https://totvs.com/trends/