Totvs
Relações com Investidores

Visão Geral

#

AGENDA ASG

Desenvolvimento do negócio pautado pela integração entre os aspectos econômicos, ambientais, sociais, de governança (ASG) e de relacionamento com o seu ecossistema.

Estamos comprometidos com o desenvolvimento de uma agenda sustentável, que reflete o propósito e a visão do Grupo TOTVS sobre a forma como seus negócios podem influenciar e impactar positivamente a sociedade, enquanto empregadora e agente social. Acreditamos no poder transformador da tecnologia, na sua capacidade de contribuir para a construção de um ecossistema cada vez mais digital, próspero, produtivo, inclusivo e sustentável.

Acreditamos que há inúmeras oportunidades para ampliarmos a geração de valor aos nossos stakeholders, com a evolução da execução da estratégia e o amadurecimento das reflexões em torno do fortalecimento dos pilares ESG, como parte da cultura de sustentabilidade na TOTVS, ampliando a nossa capacidade de incorporar as demandas de nossos públicos estratégicos e de gerar valor compartilhado em todo o nosso ecossistema de relacionamento.

Governança da Agenda ASG

A atuação em sustentabilidade/ ASG da TOTVS é suportada por uma sólida estrutura de governança, em conjunto com o Código de Ética e Conduta, as Políticas Organizacionais e as mais avançadas práticas de governança corporativa, pela transparência, ética e integridade que pautam as relações estabelecidas com os seus públicos, e manifestada por meio do compromisso com o desenvolvimento e aprimoramento contínuo das práticas de governança da organização.

Objetivos Específicos da Agenda ASG

  • Potencializar a atuação da TOTVS como agente de mudanças positivas por meio da conexão dos negócios, das pessoas e da tecnologia, que incluam a sustentabilidade como proposta de valor;
  • Fortalecer a integração dos aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança (ASG) na estratégia e no modelo de negócios, nas decisões de investimento, nos produtos, nos serviços, nos processos de inovação e de desenvolvimento tecnológico da Companhia; e
  • Fomentar o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade na TOTVS, ampliando a sua capacidade de incorporar as demandas de seus públicos estratégicos e de gerar valor compartilhado em todo o seu ecossistema de relacionamento.

Estes elementos combinados geram uma poderosa alavanca para que possamos continuar cada vez mais desenvolvendo o Brasil, através da democratização da tecnologia, com soluções de impacto que geram resultados e tornam nossos clientes mais produtivos e competitivos em seus segmentos de atuação.

Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Representa o acordo global sobre as prioridades para alcançar o desenvolvimento sustentável definido durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o tema, em 2015. A agenda é composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Organização das Nações Unidas (ONU) trabalha mundialmente junto aos governos, à sociedade civil, às empresas dentre outros parceiros para colocá-la em prática.

Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)

A TOTVS é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014, que é uma iniciativa planejada para empresas comprometidas em alinhar suas operações e estratégias com os dez princípios, universalmente aceitos, nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com mais de 12.000 empresas participantes e stakeholders em mais de 145 países, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa voluntária do mundo.

Pacto Empresarial pela integridade e Contra a Corrupção

A TOTVS também aderiu ao Pacto Empresarial pela integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável e sustentável. Este pacto apresenta um conjunto de diretrizes e procedimentos que obedecem as políticas adotadas em relação a sistemas de integridade e combate à corrupção.

Instituto da Oportunidade Social (IOS)

A TOTVS centraliza seu investimento social privado no IOS, criado em 1998 por voluntários da TOTVS, então Microsiga. O IOS é uma entidade sem fins lucrativos e mantida por empresas privadas, que atua na formação de jovens em vulnerabilidade social e pessoas com deficiência, para o mercado de trabalho, com o propósito de proporcionar acesso à tecnologia, tendo como principal foco empregar os profissionais qualificados na economia do futuro.

O modelo de formação profissional do IOS oferece cursos de gestão empresarial e de tecnologia da informação, com práticas em Educação Digital, Cidadania, Sustentabilidade, Matemática, Comunicação e Expressão, Softskills, além de acompanhamento psicossocial com equipe multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos). Em sua vivência, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conceitos utilizando softwares de mercado. Desde o seu lançamento, já formou mais de 36 mil alunos. O público-alvo do Instituto são jovens em vulnerabilidade social e pessoas com deficiência, com idades de 15 a 29 anos.

Dos alunos atendidos, 90% estudaram em escolas públicas, 57% são mulheres e 57% negros. O IOS atua no Estado de São Paulo (interior e Grande São Paulo), bem como nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco.

O foco é a empregabilidade desses jovens. Anualmente, mais de 2 mil jovens são formados e destes, em média, mil empregados, por empresas parceiras de diversos segmentos e pela TOTVS, gerando um forte impacto social direto na geração de emprego e renda. A nova oportunidade de trabalho representa ainda, segundo levantamento do Instituto, um acréscimo de cerca de 47% na renda familiar, quando um aluno formado começa a trabalhar. Em 2019, passaram pelo IOS mais de 3 mil alunas e alunos, dos quais 2.250 finalizaram seus cursos profissionalizantes e 1.400 conseguiram seu primeiro emprego. O valor investido pela TOTVS no Instituto em 2019 foi de mais de R$5 milhões. Para mais informações do IOS acesse o site do Instituto: www.ios.org.br

A Companhia tem como referência o “Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa” desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, a fim de afirmar as boas práticas de governança, mercado, ética profissional e nos negócios.

Algumas das práticas adotadas pela Companhia em função do Código do IBGC são:

  • Criação do Código de Ética e Conduta com adesão de 100% de seus funcionários;
  • Adoção de Políticas específicas de Divulgação e Negociação;
  • Adoção de Políticas específicas de Controles Internos, Riscos Estratégicos e Pontos de Auditoria;
  • Adoção de Políticas específicas de Transações entre Partes Relacionadas e de Elaboração e Publicação de Documentos Normativos;
  • A Companhia mantém um Conselho de Administração (com 86% dos membros independentes), Comitê de Auditoria, Comitê de Estratégia, Comitê de Gente e Remuneração e Comitê de Governança e Indicação
  • A Companhia mantém uma Diretoria de Controles Internos, Riscos e Compliance;
  • A Companhia mantém uma área de Auditoria Interna, que se reporta diretamente ao Comitê de Auditoria;
  • A Companhia está listada no “Novo Mercado”, o mais avançado nível de governança corporativa das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão – B3, e adota práticas que excedem as exigências da legislação com referência à governança corporativa e aos direitos dos acionistas, conforme regras do Regulamento de Listagem do Novo Mercado.

CULTURA #SOMOSTOTVERS

Ser um TOTVER significa ir além do comum. É fazer da tecnologia e conhecimento, o nosso DNA. Valorizar o nosso legado e o de nossos clientes para viver a cultura da inovação sem ter medo de errar. E juntos, pensar em como a tecnologia pode impulsionar o novo. A TOTVS é feita por pessoas e para pessoas. Aqui, somos todos TOTVERS. Conheça os pilares da nossa cultura:

TECNOLOGIA + CONHECIMENTO SÃO NOSSO DNA

Construímos legados em um mundo de mudanças. Pensamos em como o conhecimento e a tecnologia podem impulsionar a inovação hoje e sempre. Somos criativos, sem medo de errar.

O SUCESSO DO CLIENTE É O NOSSO SUCESSO

Nos antecipamos às necessidades dos nossos clientes. Entregamos qualidade em soluções mais simples, ágeis e essenciais para seus negócios. Somos presentes e sempre próximos.

VALORIZAMOS GENTE BOA QUE É BOA GENTE

Curiosos, colaborativos, digitais e fanáticos por resultados. Temos atitude, estilo próprio e somos inquietos.

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

A TOTVS é comprometida com uma conduta ética e transparente em seu relacionamento com colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, investidores, Entes Públicos e demais partes interessadas, com o cumprimento das leis e regulamentações aplicáveis e com as Políticas, Normas e Procedimentos internos.

Nesse sentido, a TOTVS possui um Programa de Integridade, composto por um conjunto de mecanismos voltados à prevenção, detecção e remediação de condutas irregulares e antiéticas, seja no âmbito privado ou público, alinhados à cultura organizacional. Esses mecanismos estão estruturados em cinco pilares:

Cultura de Integridade: fortalecimento da cultura ética e de integridade por meio do engajamento e apoio constante das principais lideranças da Companhia.

Avaliação de Riscos: identificação, avaliação e tratamento dos principais riscos de compliance aos quais a TOTVS está exposta na condução das suas atividades.

Código de Ética e Conduta, Política e Procedimentos: estabelecimento e formalização de diretrizes, regras e procedimentos internos que devem ser seguidos pelos TOTVERS e Terceiros no âmbito do Programa de Integridade.

Comunicação e Treinamento: conscientização permanente para que todos conheçam as diretrizes, regras e responsabilidades a serem cumpridas no âmbito do Programa de Integridade.

Detecção e Remediação: identificação de quaisquer condutas que violem a legislação, a regulamentação aplicável e as diretrizes de ética e conduta da Companhia. Por consequência, assegura a interrupção da conduta antiética e aplicação de medidas disciplinares.

Para saber mais detalhes sobre o Programa de Integridade, acesse a nossa Política de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance.

GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

A TOTVS adota uma metodologia de gestão de riscos baseada nos componentes do COSO ERM e ISO 31000, apta a identificar e tratar riscos corporativos nas seguintes categorias:

Risco Estratégico: associado às decisões que afetam a estratégia de negócios ou os objetivos estratégicos do Grupo TOTVS, considerando ambiente interno e externo.

Risco Operacional: possíveis perdas resultantes de falhas, deficiências ou inadequação de processos internos, pessoas, ambiente tecnológico ou provocadas por eventos externos.

Risco Financeiro: associado à exposição a potenciais perdas financeiras do Grupo TOTVS.

Risco Regulatório/de Compliance: riscos de sanções legais ou regulatórias, de perda financeira ou de reputação que o Grupo TOTVS pode sofrer como resultado de falhas no cumprimento da aplicação de leis, acordos, regulamentos, Código de Ética e Conduta, dentre outros.

Riscos de Tecnologia da Informação: riscos relacionados ao ambiente de tecnologia da informação (infraestrutura, gestão de acessos, segurança da informação, proteção de dados).

O ciclo de gestão de riscos da TOTVS compreende as etapas de estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação de riscos e tratamento dos riscos, assegurando que a Companhia identifique os principais pontos de exposição e adote medidas de controle mitigatórios, por meio de um ambiente de controles apto a responder aos riscos mapeados de forma adequada.

A TOTVS zela por um processo de governança de riscos transparente, reportando ao Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração os níveis de exposição a risco e as medidas de mitigação adotadas, bem como seguindo as recomendações e deliberações desses órgãos.

Para saber mais detalhes sobre a Gestão de Riscos e Controles Internos, acesse o nosso Formulário de Referência.